Em meio a II Guerra Mundial surgiu a ideia de proteção solar. Soldados americanos, no campo de batalha, para se protegerem das exposições intensas ao sol, passavam graxa vermelha na face.
A pasta era produzida no fundo do quintal de Benjamin Greene, um farmacêutico que morava em Miami. Com isso, após dez anos surgem os primeiros bloqueadores físicos, capazes de proteger contra 90% da radiação solar.
Observe o seu corpo através de um espelho, com o auxílio da luz. Analise pintas (nevos melanocíticos) e verrugas, nas áreas do couro cabeludo, nariz, orelhas, olhos e lábios. Veja se elas mudaram alguma coisa, se estão sangrando ou causando coceiras. Se apresentar sintomas, atente-se:
Queimadura – conhecida também como eritema, é uma das principais reações da pele à exposições solares. Altas exposições geram bolhas, edemas e descascamento. Sua principal característica é o avermelhamento da pele. O que ocorre é uma dilatação dos vasos sanguíneos mais superficiais.
Tipo de Pele | Reações |
---|---|
Pele Branca - olhos azuis, claros ou castanhos, sardas, cabelos loiros ou ruivos, pele muito clara | Queimaduras severas, pouco ou fraco bronzeamento e pele descascadas. |
Pele Morena - caucasianos, pele branca ou morena, cabelos e olhos castanhos. | Queimação moderada, bronzeamento médio, reações de IPD. |
Pele Mulata - mulatos, mestiços e negros. | Raramente se queima, fácil bronzeamento e sempre exibe IPD. |
*IPD (immediate pigment darkening) - significa pigmentação imediata. É a primeira fase do bronzeamento, quando da exposição por segundos à radiação, o indivíduo já produz reações, características da melanina (pigmento que dá cor a pele).
Obs.: a sensibilidade às queimaduras varia de acordo com algumas áreas do corpo (nuca, pescoço, tronco, etc) e fatores como idade, alimentação, condições climáticas e de saúde, também, interferem.
Quem são as pessoas atingidas e quais as doenças mais frequentes?
Cuidados para evitar que as doenças atinjam o organismo:
Filtros solares – são produtos que funcionam como uma barreira química. Tem por função absorver os raios UV, impedindo que eles danifiquem a pele. Podem ser cremes, loções ou óleos. Eles são divididos em dois tipos:
Obs.: Procure filtros que oferecem proteção para os raios UVB e UVA e escolha o FPS de acordo com o seu tipo de pele. Passe o protetor meia hora antes de ir à praia ou à piscina. Sempre o reaplique após duas horas.
Fator de Proteção Solar (FPS) – é o grau de proteção contra os raios UVB. Esse número é o tempo que a pessoa poderá ficar exposta antes de começar a se queimar. Por exemplo, se uma pessoa compra FPS 5, significa que após 50 minutos ela começará a se queimar. O mais aconselhável é o FPS 15. Recomendações: Em casa: tome banho e passe um hidratante. Se detectar algo estranho na pele, procure um dermatologista. Não use filtros caseiros ou vencidos.
Fator de proteção ultravioleta (FPU) – capaz de medir a porcentagem de raios bloqueados, o FPU é utilizado em tecidos e bloqueiam 98% da radiação. Use também roupas nas cores azul ou vermelho. Cientistas espanhóis descobriram que roupas nas cores mais escuras, em tecidos de algodão, são capazes de absorver melhor os raios UV.
Dicas para Tomar Sol
Não é preciso se esconder do sol, basta tomar certos cuidados para evitar os problemas com a radiação: