Mito: não existe perigo se expor em dias nublados ou no inverno.
Verdade: nesse período, a radiação é menos intensa. Porém, continua forte em áreas tropicais e sub-tropicais, como é o caso do Brasil e até mesmo na primavera com temperaturas baixas. Em dias nublados, 80% da radiação pode atravessar as nuvens, assim como, em nevoeiros.
Mito: dentro da água não sofremos exposição dos raios.
Verdade: a água é uma superfície capaz de refletir os raios UV, aumentando a exposição, além da proteção ser mínima nesses ambientes.
Mito: durante exposições excessivas somente o protetor solar é capaz de nos proteger da ação dos raios.
Verdade: o protetor deve ser usado de forma correta, porém não garante proteção prolongada. Ele deve ser usado para aumentar o período de exposição não recomendado.
Mito: Queimaduras só ocorrem quando sentimos os raios quentes do sol.
Verdade: Os raios UV não são vistos a olho nu e não podem ser sentidos. O que faz o corpo se aquecer é a radiação infravermelha.
Mito: Fazer intervalos entre as exposições solares é um método para não se queimar.
Verdade: Se houver um longo período de exposição, não adianta fazer pausas, pois a radiação é cumulativa durante o dia.
Mito:
Verdade: Peles brancas possuem uma proteção limitada, mesmo se a pele estiver bronzeada. Bronzeamento é um sistema de defesa do organismo contra os danos dos raios UV.
Mito: Os mulatos e afro não precisam usar filtro solar por que a melanina impede o aparecimento de cancer.
Verdade: Qualquer pessoa pode ter cancer de pele, nesses tipos de pele negra, eles possuem menor incidência de tumores de pele, por isso, é preciso se proteger com os acessórios e produtos adequados.
Mito:
Verdade: Óculos com lentes de boa qualidade são capazes de filtrar raios UV. Contudo, há aqueles que só escurecem e não são filtros, tornando-se prejudiciais e aumentando o risco de doenças. Apesar dos bonés e óculos protegerem é precioso usar sim o protetor. Assim, como protetores labiais.
Mito: Apesar das lâmpadas fluorescentes terem UV, não são prejudiciais a saúde.
Verdade: As lâmpadas fluorescentes emitem raios UV, e é necessário, mesmo num ambiente fechado usar protetor solar.
Mito:
Verdade: A radiação UVA é responsável por causar o envelhecimento precoce, a flacidez, as rugas e as manchas, e pode penetrar nas camadas profundas da pele, em período de longa exposição. As câmaras de bronzeamento são mais potentes que o sol podem intensificar os efeitos nocivos dessa exposição. Cuidado!