logo-raios-ultravioleta.gif













Medidor de Raios Ultravioleta

Para quem passa muito tempo exposto ao sol, através de medidores UV, (um aparelho pequeno e de fácil manuseio) é possível conhecer os efeitos nocivos que a radiação está causando em sua pele. Um pequeno medidor é capaz de calcular o tempo que você pode permanecer no sol, com o seu protetor solar. Ele soa um alarme, quando estiver perto do tempo limite de exposição. Muitos desses aparelhos se tornam brindes para empresas que vendem protetores solares, representando, assim, uma novidade para o seu cliente.
 
Há medidores, em determinadas cidades, que são colocados nas praias. O aparelho auxilia a população a saber qual o melhor FPS adequado para seu uso, naquele momento, pois, é capaz de fazer medições em tempo real, da incidência dos raios sobre o local.
 
Índice Ultravioleta

Consiste em medir a intensidade da radiação UV sobre a Terra. É importante para saber seus efeitos sobre a pele humana. Ele mede o valor máximo diário (a partir do meio-dia) e, em dias nublados, representa uma intensidade elevada. Quanto maior for o índice, maior será a possibilidade do aparecimento de doenças e, consequentemente, são nesses períodos que a população deve tomar maior cuidado.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, há uma escala nesse índice, capaz de agrupar intensidades:
Índice
Nível
 <2  
 Baixo
 3 a 5
 Moderado
 6 a 7    Alto
 8 a 10 
 Altíssimo
 >11   Extremo
        

Para se calcular esses níveis, é necessário verificar: a concentração de Ozônio, a posição geográfica da localidade, a altitude da superfície, a hora do dia, a estação do ano, as condições atmosféricas e o tipo de superfície. Através de um modelo computacional, cálculos são feitos, baseados nos critérios acima.
 
Ao analisar todos esses fatores, percebe-se que não basta apenas se proteger do sol nos horários de 10 às 16 horas, mas a qualquer momento. A cor da pele, o tipo de pessoa, fatores hereditários, entre outros, são levados em conta e mostram que se proteger do sol é uma tarefa rigorosa. O Índice de Ultravioleta indica na escala os perigos oferecidos pelo UV, dependendo do nível de raios presentes.
 
É possível verificar esse índice no site da Divisão de Sistemas Ambientais de Pesquisas Espaciais (Inpe), que é atualizado a cada trinta minutos.
 
Não se descuide e, sempre, veja, quais os riscos e benefícios que você está correndo,  quando da exposição aos raios ultravioleta.